sábado, janeiro 26, 2008
quarta-feira, janeiro 23, 2008
XVIII EXPOSIÇÃO DA ANONA DIAS 23/24 FEVEREIRO NO FAIAL
A 18ª Edição da Exposição Regional da Anona decorrerá no fim-de-semana de 23/24 de Fevereiro com diversos motivos de interesse e muita animação musical nos moldes dos anos anteriores.
As inscrições para os expositores decorrerão de 04 a 19 de Fevereiro nos locais habituais.
A abertura oficial deste certame que ocorrerá no sábado e contará com personalidades ligadas à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e outras que serão recebidas pela Banda Filarmónica do Faial.
No Sábado (23), haverá uma palestra destinada aos agricultores, onde serão abordados diversos temas ligados a cultura da anona assim como outros assuntos relacionados com a mesma.
Depois haverá muita animação com a actuação de vários grupos e pela noite dentro actuará um conjunto de ritmos modernos.
No Domingo (24), dia propriamente dito da exposição, haverá a intervenção das entidades, seguindo-se a visita aos stands expositores.
Durante a tarde haverá animação musical com actuações de diversos grupos e teremos a presença de um artista nacional, que será um dos grandes momentos deste certame.
Durante a noite a animação musical continua com a actuação do conjunto de ritmos modernos.
Esta exposição tem tido ao longo dos anos um número cada vez maior de expositores, por isso, para este ano, não haverá grandes alterações no número de agricultores presentes.
Para além do fruto tropical (anona), haverá “stands” com apoio técnico e comercial, dos serviços de Desenvolvimento Rural, bem como outros destinados à comercialização de derivados da anona (pudins licores, bolos, etc.)
Resta referir que este certame é organizado pela Casa do Povo do Faial e pela Comissão de Agricultores e tem como principais apoios da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santana e Junta de Freguesia do Faial entre outros.
Descrição do tema a apresentar na Festa dos Compadres 2008.
Tema: - “Arraial” Nossa Senhora da Natividade do Faial
O antigo povoamento existente teve de nome FAIAL “ por ser de muitas e grandes faias toda cheia” a sua Ermida que foi erigida em 1519 junto à caudalosa ribeira, sendo elevada a categoria de freguesia e paroquia, através do alvará régio de 20 de Fevereiro de 1550.
A capela antiga situava-se na margem esquerda da ribeira, estando muitas vezes na iminência de ser arrastada pela violência da corrente nas invernias mais rigorosas.
Após algumas cheias que destruíram a capela houve a necessidade da construção duma nova igreja, que a 5 de Agosto de 1745 se lançou a primeira pedra que após concluída era uma igreja ampla, elegante, excelente obra de talha, destacando-se o altar mor.
Diz Gaspar Frutoso , historiador, sobre o ARRAIAL “Pelo seu dia, que vem a outo de Setembro, se ajuntão de romagem de toda a ilha, passante de outo mil almas, onde se ve huma rica feira de mantimentos de muita carne de porco, vaca e chibarro, a qual he huma estremada de carne de gostosa.”
“Ali se ajuntão muitos cabritos e frutas, e outras cousas de comer, para os romeiros comprarem, os quaes muitas vezes se deixão estar dous, tres, e mais dias em Nossa Senhora, descançando do trabalho do caminho, porque vem de dez, e doze legoas por terra mui fragosa, e juntos fazem muitas festas comedias, danças, e musicas de muitos instrumentos de violas, guitarras, fructas, rabis e gaitas de fole; e pelas faldeas das ribeiras que tem grandes campos, no dia de nossa Senhora, se alojão os romeiros em diversos magotes, fazendo garndes fogueiras entre aquelas serranias”
Dia 12 de Setembro de 1960 pelas 21.45 horas um grande incêndio destruiu a igreja após o arraial (8 de Setembro) Nossa Senhora Natividade.
Posteriormente iniciou se as obras para a reconstrução da Igreja, sendo a que actualmente existe na freguesia do Faial.
Na actualidade continua a ser um grande Arraial o de 7 e 8 de Setembro em honra da padroeira Senhora da natividade na freguesia do Faial.
Continua a haver muita animação com a presença da Banda Filarmónica do faial, que desde a sua fundação em 1895 tem vindo a participar de forma muita viva e alegre em todos os Arraias desta freguesia.
Hoje neste cortejo participa com o seu fardamento de Arraial tocando e alegrando todos os que gostam dos nossos Arraias e das nossas tradições.
A Tuna da Casa do Povo do Faial desde a sua criação em 16 de Janeiro de 1988, vem animando de forma efusiva e participativa o Arraial de Nossa Senhora da Natividade.
Hoje neste evento recriar os despiques que são uma das tradições do nosso Arraial, do faial e de toda a madeira.
Os mastros e as luzes dão vida e brilho a noite de arraial, indicando a quem passa que ali há festa, há arraial.
Os doces e cordões de funchos são uma realidade do nosso arraial, por isso aqui retratamos.
Em resumo não há arraial sem banda, sem despique e cantar, e o que esperam os romeiros e forasteiros de todos os nossos arraiais.
Nome do Grupo: “Arraial”
Nossa Senhora da Natividade
7 e 8 de Setembro
Responsável : Casa do Povo do Faial
Numero elementos : 35 elementos
Numero de carros : um carro.
(em construção)
sexta-feira, janeiro 11, 2008
Casa do Povo do Faial Canta os Reis.
A Tuna da Casa do Povo do Faial , cantou os reis pelos varios sitios da freguesia animando todos os que de boa vontade, abriram as portas das suas habitações para cantarem aos reis.
De 5 para 6 de Janeiro mais uma vez a tradição ancestral foi lembrada e todos revivemos as tradições da nossa terra.
Todos nós sabemostambém vós sabeisque é do dia 5 para o dia 6Todos nós sabemostambém vós sabeisque é por estes diasque se canta os reis.
(em breve fotos)
Subscrever:
Mensagens (Atom)