quarta-feira, junho 28, 2006

No Faial, Curso de Boas Praticas Agrícolas

Teve inicio no passado dia 27 de Junho de 2006, o curso de Boas Praticas Agrícolas. Após reunião realizada no passado dia 20/06/2006, na qual foi apresentado o formador da DSDR, Srº. Eng Leça ficando o mesmo responsavel pelo Curso. Foi decidido entre a Direção da Casa do Povo e os (25) formandos que o Curso ira se realizar todas as terças e quintas das 14 as 17 horas. Alem das aulas teoricas tanbem havera aulas praticas e visitas de estudo a varios serviços e explorações agrícolas.
A formação agrícola, que pela primeira vez se realiza na freguesia. As questões do ambiente, a conservação do ecossistema agrário, a agricultura e a conservação do solo e da água e protecção da paisagem, e a escolha e manutenção dos equipamentos, são alguns dos temas tratados.
A importância da agricultura na RAM, o seu impacto na qualidade do ambiente e conservação do ecossistema agrário serão temas a abordar nas sessões. Outras questões relacionadas com a fertilidade dos solos, a erosão dos solos, para além da conservação da água e utilização de fertilizantes e de equipamentos agrícolas serão alvos de desenvolvimento ao longo das onze sessões deste curso, destinado essencialmente aos pequenos agricultores da freguesia

sexta-feira, junho 23, 2006

Faial participa na VI Feira das Casas do Povo

Inicia-se hoje a VI Feira das Casas do Povo da RAM, em St. Cruz pelas 18.30 Horas.
A Casa do Povo do Faial vai estar presente no Stand, com licores e docarias desta freguesia, destacando o Licor de Anona, Tarte de Batata e Maracuja.
Tanbem iremos contribuir para a Animação da Feira com a actuação da nossa Tuna no dia 25 de Junho pelas 19.30 horas.

No Faial, Marchas de São João

sexta-feira, junho 16, 2006

Cedência de Sala para Analises

Após recepção da comunicação do Laboratorio de Análises Lda, no qual e solicitado a utilização das instalações desta Casa do Povo, para a realização de analises, tendo reunido a Direcção desta instituição foi deliberado satisfazer o pedido.
A decissão da autorização de cedência de uma Sala para ser usada para análises, baseou-se no facto de que desde longa data este Laboratorio ja vinha servindo a população desta freguesia com os seus serviços clinicos.
Visto actualmente não terem um espaço fisico para continuar com a prestação dos seus serviços, aceitamos o pedido do Laboratório na certeza que a população da Freguesia do Faial fica a beneficiar com mais este serviço na Area da Saúde.
Este serviço será prestado por enfermeiros do Laboratorio de Analises.
Sendo assim a partir do dia 22 de Junho de 2006, tera início a realização de Analises Clinicas, na sede da Casa do Povo do Faial ao sitio da Igreja, junto ao largo da Junta de Freguesia do Faial.
Horario para as Analises
Quintas - Feiras das 8:00 ás 9:00 Horas

Teve inicio o Curso de Culinária e Higiene Alimentar

Passado o período de inscrições, e depois da reunião para apresentação da monitora e marcação de aulas entre outros pormenores relacionados com a formação. A técnica dos serviços de Desenvolvimento Rural, Dona Rosa, será a monitora do curso e foi combinado e decidido entre a Direcção da Casa do Povo e os (12) formandos que o curso iniciar-se-á no dia 8 de Junho entre as 10.30 e as 15.00 horas, nas Instalações desta Casa do Povo. As aulas de formação serão às Quintas-feiras, conforme já acertado na nossa primeira reunião entre todos os interessados. O curso de Culinária e Higiene Alimentar (básico) possibilitará aos formandos a aquisição de conhecimentos e técnicas de confecção de receitas simples, equilibradas, diversificadas e bem apresentadas. Outros objectivos passam pelo reforço das competências pessoais para promover a empregabilidade para além do fortalecimento do trabalho em equipa e do aperfeiçoamento das relações interpessoais. Este curso funcionará em horário laboral num total de 60 horas de formação.O curso conta com o apoio da Direcção de Serviços da Desenvolvimento Rural, da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

segunda-feira, junho 12, 2006

Actuação da Tuna da Casa do Povo, Festas St. Antonio

Apos solicitação pelo Reverendo Padre Rui Pontes, para que a Tuna desta Casa do Povo, participa-se na Festa em honra de St. Antonio no sitio da Fajã Grande - Faial, a Direcção decidiu coloborar com essa iniciativa. Sendo assim a nossa Tuna deslocou-se ao local, onde durante 40 minutos animaram a Festa, possibilitando a todos monentos de convivio e alegria.

Video Projecção do Mundial de 2006

A Casa do Povo do Faial, com a finalidade de possibilitar a toda a população que queira assistir aos jogos do mundial de 2006, num espaço amplo e com grande imagem, colocou nas suas instalações uma tela de 1.80 m X 1.80 m que permiti visualizar todos os jogos do mundial com uma grande qualidade de imagem. Num futuro e caso se justifique estamos a estudar a ideia de uma vez por mês usar a tela para a transmissão de documentarios e algum filme de grande interesse para a população. O primeiro jogo de portugal, deu para ter a ideia que e uma aposta ganha na imprementação da tela e video projecção.

quarta-feira, junho 07, 2006

Cedência de Instalações

Realizou-se no dia 1 de junho de 2006, no "Auditorio" desta Casa do Povo, uma reunião de trabalho do Grupo Banif, que com o objectivo de descentralizar tem reunido os seus Gestores de Balção e Financeiros pelos varios concelhos. Desta forma e após se inteirarem das optimas condições para o trabalho a realizar escolheram a nossa "casa". Trouxeram cerca de meia centena de pessoas, que das 16 horas ate as 19.30 horas usaram o nossa sala, ficando satisfeitos com as excelentes condições de trabalho. A cedência de Instalações para a realização de trabalhos por parte de outras entidades, insere-se numa politica de inter ajuda e colaboração mutua. O nosso "auditorio" tem capacidade para 100 pessoas sentadas, possui Sistema de Projeção com Tela e acesso a ADSL, para facilitar as aprsentações. Tanbém e possivel usar os Sistemas de DVD e de Video VHS. O "espaço" acima mencionado ja foi disponibilizado ao Centro de Dia para realização de convivio concelhio, tendo sido usado pela Associação Santana Solidaria para a realização conferencia sobre geologia. Estamos disponiveis para continuar esta estrategica de ajudas mutuas entrea as varias instituições. Qualquer solicitação do referido espaço, será objecto de analise pela direcção desta Casa do Povo, sendo o seu parecer emitido com a maior brevidade possivel.

Actuação no atrio da Camara Municipal de Santana

Nas celebrações do aniversario do Concelho de Santana, a Tuna da Casa do Povo do Faial foi convidada para se associar a esta iniciativa, com uma actuação no dia 27 de Maio de 2006 pelas 20.00 Horas. Apos alguma espera, iniciou-se a animação com a execução de varios temas que foram do agrado de todos os que assistiam a actuação. Mesmo com o frio que se fazia sentir, a plateia não aredou pé e continuaram a assitir a actuação de todos os grupos que passaram pelo palco.