terça-feira, janeiro 30, 2007

Casa do Povo do Faial entregou diplomas

A Casa do Povo do Faial procedeu à entrega de diplomas a formandos de alguns cursos que se realizaram no verão. Um total de 33 formandos, habilitados em Boas Práticas Agrícolas e em Culinária e Higiene Alimentar, receberam os seus diplomas. Os dois cursos tiveram lugar durante o verão, resultando de uma iniciativa da casa do povo, com a colaboração dos serviços de extensão rural. Na cerimónia de entrega foi dado algum destaque ao curso ligado à agricultura, dado tratar-se de um freguesia onde ainda existe uma tradição e prática agrícola acentuada. Isso mesmo foi referido por Raul Duarte, presidente da casa do povo, que salientou a necessidade de dar esse tipo de formação aos agricultores, de modo que as suas práticas se aperfeiçoem e haja um melhor uso dos recursos existentes. Além destes dois, a casa do povo realizou, ainda, cursos de secretariado, e de informática, salientando-se, nesse sentido, a existência de uma sala multimédia, que tem tido enorme procura.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Fotos do Aniversario da Tuna Faial

(em construção) Algumas fotos aniversario da tuna da casa do povo do faial.

sábado, janeiro 27, 2007

Festa da Anona no Faial a 24 e 25 de Fevereiro.

Decisão foi tomada, dia 25 de Janeiro, em Conselho de Governo.
A 17.ª edição da festa da Anona, que se realiza no Faial, já tem data marcada. Este ano, decorre nos dias 24 e 25 de Fevereiro, no fim-de-semana após o Carnaval. As datas foram, ontem, fixadas durante a reunião do Conselho de Governo Regional.
«Será feita na data referida, tendo presente a conclusão a que havíamos chegado de que é fundamental uma articulação entre as diversas iniciativas, de maneira a que não haja sobreposições desnecessárias, tirando impacto umas às outras e tornando os meios escassos, nomeadamente, os externos, como é o caso da colocação de agentes de segurança pública», referiu, ontem, ao JM, Manuel António Correia, secretário do Ambiente e Recursos Naturais, à saída da reunião na Quinta Vigia. Tendo sob a sua tutela a responsabilidade de algumas iniciativas, o governante sublinhou que, para já, nada mais está programado até porque, disse, quer articular com todos os restantes membros do Governo os outros eventos. No caso da Festa da Anona, realiza-se no fim-de-semana após o Carnaval. «Estamos a fazer um enorme esforço entre os diferentes serviços, dentro do Governo e também em articulação com as entidades promotoras, de maneira a que haja uma melhor distribuição possível pelo calendário e para que tenham, em primeiro, um maior impacto e rentabilidade possível e, segundo, evitem sobreposições que levam a uma escassez de meios e custos acrescidos, quer internos quer externos», concluiu.
Casa do Povo reúne direcção para planear festa .
Raul Duarte, presidente da Casa do Povo do Faial, refere que em breve a direcção daquele organismo vai reunir para ultimar os preparativos para a grande festa que, segundo garantiu, vai manter o figurino de anos anteriores, quer na localização quer na animação, com destaque para o sábado. Recorde-se que, em 2006, a festa da Anona contou com a actuação do grupo nacional “Santamaria”. Sem querer adiantar pormenores, Raul Duarte refere que haverá uma palestra/conferência destinada aos agricultores sobre vários temas de interesse para a produção de anona. Uma produção que, acrescentou, está com boas perspectivas, em termos de colheita, pese embora algumas queixas relativamente às condições meteorológicas, que estão a fazer com que a produção surja mais cedo.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Fotos do Convivio na Entrega Certificados no Faial

Fotos da Entrega de Certificados

Algumas fotos da Cerimonia de Entrega de Certificados dos cursos de Boas Praticas Agrícolas e de Culinaria e Higiene Alimentar.

Decorreu no Faial entrega de Certificados.

Entidades Presentes no Acto de Entrega de Certificados
Formandos a aguardar pelos seus certificados de formação
No dia 24 de Janeiro de 2007 pelas 18 Horas, na sede da Casa do Povo do Faial procedeu-se a entrega de certificados de alguns dos Cursos que se realizaram durante o verão de 2006. O curso de Boas Praticas Agricolas frequentaram 25 formandos e o de Culinaria e Higiene Alimentar 8 formandas. A cerimonia foi presidida por sua Exª. o Senhor Secretario Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
O Presidente da Casa do Povo do Faial, Raul Duarte na sua intervenção começou por salientar algumas das actividades que a Casa do Povo tem realizado ao longo deste meio ano de mandato, destacando-se: Curso de Boas praticas Agrícolas, que realizou-se de 27/6/2006 ate 8/8/2006 tendo frequentado o curso 25 formandos, com um total de 33 horas de formação e varias visitas a explorações agrícolas, sendo o formador o Sr. Eng. Leça. Os objectivos foram os de garantir a manutenção dos recursos naturais (solo e agua) para as gerações vindouras, gerar Produtos Agrícolas Regionais de qualidade superior, com segurança alimentar, manter a paisagem agrícola regional e aumentar o rendimento do agricultor. O Curso de Culinária e Higiene Alimentar, decorreu de 8/6/2006 ate 16/11/2006 com 8 formandos e uma carga horárias de 60 horas sendo o formador a Sr.ª. Maria José. Os objectivos foi capacitar os formandos com maiores conhecimentos de culinária e higiene alimentar, sensibilizar para a importância do valor nutricional dos alimentos, confeccionar refeições equilibradas, diversificadas e com boa apresentação e criar hábitos de trabalho em equipa. Lembrou ainda que decorreu também nesta casa do povo um Curso de Informática em parceria com a FDTI com um total de 28 formandos. Estando ainda a decorrer um Curso de Secretariado em parceria com a PROINOV tendo a duração de sete meses, possibilitando ao formando adquirir todos os conhecimentos nas varias áreas ligadas ao trabalho de secretariar. Salientou a abertura do Gabinete de Multimédia, como forma de ocupação do tempo livre dos jovens e menos jovens assim com a realização de trabalhos de pesquisa com acesso a Internet. Lembrou a existência da Tuna da Casa do Povo, quem tem realizado varias actuações na freguesia e no concelho, tendo também participado nos compadres, nas festas dos santos populares e nas romagens de natal entre outras actividades. A casa do povo organizou um Espectáculo e Convívio de Natal para os Idosos da freguesia. Lembrou a importância da Exposição Regional da Anona sendo este ano a sua XVII edição, e que já se trabalha para a sua realização. Por fim agradeceu todo o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e de todas as direcções de serviço que colaboram com a Casa do Povo do Faial, pois sem isso seria impossível realizar actividades para a população seja a nível de formação ou actividades lúdicas e culturais. Da parte do senhor Secretario da tutela foi possível ouvir dizer que haverá sempre apoio as Casas do Povo, apesar dos cortes financeiros impostos a Região pelo Governo Central. Enalteceu o trabalho realizado pelas Casas do Povo no desenvolvimento Sócio Cultural e Formativo de toda a população. No final realizou-se um convívio salutar onde todos puderam trocar ideias e enriquecer os seus conhecimentos.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Aniversario da Tuna da Casa do Povo do Faial

No proximo domingo dia 28 de Janeiro de 2007 , a Tuna da Casa do Povo local celebra 19 anos de existencia, sendo ja um marco na Cultura e no Lazer das populações da freguesia do Faial e do concelho.
Pelas 12 Horas havera missa solenizada pela Tuna, seguindo-se uma actuação ao ar livre no adro da igreja, e por fim um convivio nas instalações da Casa do Povo do Faial. Breve Historial da Tuna.
A Tuna da Casa do Povo do Faial, Concelho de Santana, foi fundada oficialmente a 16 de Janeiro de 1988. Actualmente, é constituída por 20 elementos com idades compreendidas entre os 11 e os 60 anos, distribuídos pelos seguintes instrumentos: Violino, Bandolim, Bandoleta, Rajão, Braguinha e Viola. Esta Tuna funciona como Escola de Música, contando já com alguns jovens aprendizes e tem desde há dez anos um grupo de animação. Temos um Grupo de Bandolim com 8 elementos, tendo a sua maioria vindo da nossa Escola de Musica. O repertório da nossa Tuna assenta em Marchas, Valsas originais de música da própria Freguesia do Faial e na música tradicional popular de diversos países, com preponderância para o nosso país e para a Madeira. Em 1998, entre 16 a 28 de Julho, participou no I Encontro de Faialenses na Venezuela com actuações no Centro Português de Caracas, Centro Social Madeirense de Valência, Centro Luso-Venezuelano de Laguaira e na cidade de Caucágua. Desde a sua fundação tem mantido uma escola de formação de novos elementos e realizado várias actuações pela Região Autónoma da Madeira, em especial no Concelho de Santana.

Entrega de Certificados na Casa do Povo do Faial

No proximo dia 24 /01/2007 pelas 18:00 Horas, seram entregues os certificados aos formandos dos Cursos de Boas Praticas Agrícolas e de Culinaria na freguesia do Faial. A cerimonia sera presidida por sua Excelencia o Senhor Secretario do Ambiente e Recursos Naturais. (em construção)

sábado, janeiro 13, 2007

Lapinhas foram premiadas

Presepio mais original de Decio Teles da Freguesia do Faial.
O décimo terceiro concurso de presépios do concelho de Santana teve o seu epílogo na passada sexta-feira, com a realização da segunda fase do concurso em que foram premiados os vencedores nas categorias: originalidade, tradicional e criatividade. O concurso de presépios teve grande adesão por parte da população do concelho ao longo dos anos e surgiu face à necessidade de preservar a tradição de construir presépios nesta época. Neste ano concorreram 68 pessoas o que mostra o interesse da população por este tipo de concurso que abrangeu todas as seis freguesias do concelho, no entanto, a freguesia da Ilha não teve concorrentes e a freguesia de São Roque do Faial atingiu as três dezenas de presépios que foram a concurso. Refira-se que uma primeira fase um júri da Casa do Povo de cada freguesia escolheu os três melhores, tendo em conta os aspectos: artístico, original e tradicional, esta selecção foi realizada na segunda oitava do Natal. Cada concorrente teve um prémio de participação, que foi distribuído quando o júri de cada freguesia visitou os presépios. Na segunda fase, ao nível do concelho, foram visitados os 15 melhores presépios onde um júri, constituído por um membro da Câmara Municipal, outro da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Rural e outro do Museu Etnográfico da Madeira escolheram como presépio mais original o de Dércio Teles do Faial. Ao nível da criatividade o trofeu foi entregue a Fernando Cardoso Brasão de São Jorge e o galardão ao nível da vertente tradicional coube a Ana Gouveia de Santana. Os segundo e terceiro classificados em cada uma das categorias também receberam prémios num jantar oferecido pela Câmara Municipal. Na cerimónia de entrega de prémios o vereador da Câmara Municipal de Santana, José António Freitas, destacou a elevada participação de pessoas a esta iniciativa e frisou que a realização da lapinha ainda continua a ser a principal tradição que se mantém no Natal madeirense. Este responsável voltou a referir que o principal objectivo deste concurso passa pela preservação do presépio e da lapinha madeirense, pois torna-se importante manter o que de tradicional ainda existe na nossa terra, evitando o desaparecimento daquilo que nos fala do passado e garante o futuro. Por sua vez Carlos Pereira, edil de Santana, agradeceu a todos os concorrentes e salientou que para o próximo ano este concurso terá uma outra vertente com a selecção dos melhores enfeites exteriores das habitações, pois para além das pessoas fazerem a lapinha na sua casa enfeitam o seu exterior de diversas formas, desde o pinheiro até à simples gambiarra. Portanto, no próximo ano o concurso terá a vertente dos presépios e dos arranjos de exteriores. Refira-se que para levar a efeito esta iniciativa o Executivo Camarário conta com a colaboração dos Serviços de Desenvolvimento Rural e de todas as seis Casas do Povo do Concelho de Santana.

Juri em visita aos Presepios do Faial

(Em Construção) .....

Visita aos Presepios no Faial

O Juri da Casa do Povo do Faial, visitou os varios presepios na freguesia entre todos os participantes foram selecionados tres para representar o faial na grande final do dia 29 de Dezembro de 20006. (Em Construção) ....

Fotos das Romagens de Natal no Faial

(Em Construção). ....