sábado, agosto 19, 2006

Actuação no XXV Festival da Canção do Faial

A Tuna da Casa do Povo do Faial actuou no passado sabado dia 12/08/20606, pelas 20 horas na abertura oficial do XXV Festival da Canção do Faial denominado "Vozes do Atlantico", que se realizou no polidesportivo desta freguesia ao sitio da Fajã.
Uma breve retroespectiva aos Festivais da Canção do Faial;
Superadas as dificuldades inerentes à organização de um evento de música e com os apoios de entidades oficiais tais como a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia do Faial, Casa do Povo do Faial e do INATEL, o primeiro festival do Faial acaba por acontecer a 22 de Julho de 1979, acontecendo de forma consecutiva até 1982. Após um "intervalo" na realização deste evento, eis que a 12 de Agosto de 1984 acontece a IV edição do festival, altura em que surgiram nomes da música e da poesia como por exemplo os “Algozes” actualmente conhecidos como “Xarabanda". Contudo, não foi ainda neste período que o festival conseguiu a "estabilidade" pretendida tanto que, em 1987, acaba por surgir mais um momento de crise acabando por não ser possível a concretização de mais uma edição do festival da canção. A VII edição acaba por acontecer a 17 de Agosto de 1988, continuando de forma ininterrupta até à actualidade. Com logótipo próprio criado pela artista plástica Margarida Lemos Gomes e um hino cuja letra é da autoria do poeta e escritor António Castro e música de Bruno Pereira, com as vozes de Vânia e Merícia Fernandes, Marília Andrade e Bruno Airaf, a banda de suporte do evento começou por ser os "Galáxia", passando de seguida para os "Antonianos", grupos que, no entender de Hiolanda Vieira « contribuíram para que o Festival atingisse o mérito que hoje lhe é reconhecido».
Edição de 2006 é "especial" A comemoração dos 25 anos começou este ano com uma exposição fotográfica e documental sobre os diferentes festivais, inaugurada no passado dia 10 e que esteve patente até ao dia 13 de Agosto. No mesmo recinto esteve também patente ao público uma Feira do Livro Madeirense, uma iniciativa com o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Como se trata das "bodas de prata", a Associação Desportiva do Faial quis realizar este ano um festival com mais animação, apostando num grupo nacional [os portugueses Pólo Norte] que fechou em grande esta edição do Festival da Canção do Faial.

Sem comentários: