sábado, agosto 19, 2006

Actuação no XXV Festival da Canção do Faial

A Tuna da Casa do Povo do Faial actuou no passado sabado dia 12/08/20606, pelas 20 horas na abertura oficial do XXV Festival da Canção do Faial denominado "Vozes do Atlantico", que se realizou no polidesportivo desta freguesia ao sitio da Fajã.
Uma breve retroespectiva aos Festivais da Canção do Faial;
Superadas as dificuldades inerentes à organização de um evento de música e com os apoios de entidades oficiais tais como a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia do Faial, Casa do Povo do Faial e do INATEL, o primeiro festival do Faial acaba por acontecer a 22 de Julho de 1979, acontecendo de forma consecutiva até 1982. Após um "intervalo" na realização deste evento, eis que a 12 de Agosto de 1984 acontece a IV edição do festival, altura em que surgiram nomes da música e da poesia como por exemplo os “Algozes” actualmente conhecidos como “Xarabanda". Contudo, não foi ainda neste período que o festival conseguiu a "estabilidade" pretendida tanto que, em 1987, acaba por surgir mais um momento de crise acabando por não ser possível a concretização de mais uma edição do festival da canção. A VII edição acaba por acontecer a 17 de Agosto de 1988, continuando de forma ininterrupta até à actualidade. Com logótipo próprio criado pela artista plástica Margarida Lemos Gomes e um hino cuja letra é da autoria do poeta e escritor António Castro e música de Bruno Pereira, com as vozes de Vânia e Merícia Fernandes, Marília Andrade e Bruno Airaf, a banda de suporte do evento começou por ser os "Galáxia", passando de seguida para os "Antonianos", grupos que, no entender de Hiolanda Vieira « contribuíram para que o Festival atingisse o mérito que hoje lhe é reconhecido».
Edição de 2006 é "especial" A comemoração dos 25 anos começou este ano com uma exposição fotográfica e documental sobre os diferentes festivais, inaugurada no passado dia 10 e que esteve patente até ao dia 13 de Agosto. No mesmo recinto esteve também patente ao público uma Feira do Livro Madeirense, uma iniciativa com o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Como se trata das "bodas de prata", a Associação Desportiva do Faial quis realizar este ano um festival com mais animação, apostando num grupo nacional [os portugueses Pólo Norte] que fechou em grande esta edição do Festival da Canção do Faial.

domingo, agosto 06, 2006

"Tuna do Faial actua no Funchal"

No dia 06 de Agosto de 2006 pelas 14.30 horas a Tuna da Casa do Povo do Faial actua na "Capela da "Alegria" freguesia de São Roque, concelho do Funchal.

sábado, agosto 05, 2006

"Formandos do Curso de Boas Práticas Agrícolas em Visita de Estudo"

Os 28 formandos do Curso de Boas Praticas Agricolas que esta a ser ministrado na Casa do Povo do Faial, realizaram varias visitas Tecnicas a Explorações Agrícolas e a Campos Experimentais onde tiveram a oportunidade de conhecer varias realidades da nossa agricultura.
No 20/07/2006, visitaram uma exploração Agrícola de um agricultor a tempo inteiro, Sr. Juvenal Abreu em São Gonçalo, no Funchal , onde poderam observar que pelo seu dinamismo e espírito empreendedor e um caso de sucesso e prova que a agricultura é uma actividade rentável, desde que se conheçam as cada vez mais exigentes regras de mercado, no que respeita à qualidade e segurança alimentar dos produtos agrícolas.
Dia 25/07/2006, foram ao Centro de Fruticultura - São Martinho, com a finalidade de os formandos terem contacto directo da actividade experimental por parte dos serviços oficiais, tendo sempre presente as Boas Práticas Agrícolas.
Visitaram os diversos Campos Agrícolas existentes no Centro.
Ao mesmo tempo foram-lhes explicadas as melhores técnicas de produção de diversos produtos, nomeadamente os diversos tipos de frutos que ali se cultivam.
Dia 01/08/2006, deslocaram-se ao Centro de Horticultura das Preces que serviu fundamentalmente para os agricultores se inteirarem da prestação das novas tecnicas usadas com a finalidade de melhorar a nossa agricultura.
Decorreu um almoço de trabalho entre os Formandos, o Presidente da Casa do Povo e o Srº. Eng Leça que foi o formador e orientador das visitas de estudo.
Ja na parte da tarde no Estreito da Calheta visitaram uma Exploração Agrícola pertencente ao Sr. Carlos Gonçalves, que com um espírito empreendedor, e usando novas tecnicas de produção, consegui que a agricultura seja uma actividade rentavel, onde e possivel ganhar dinheiro.
Com os mercados cada vez mais exigentes a nivel da segurança e da qualidade alimentar, o agricultor em questão tem sabido gerir esses factores, dai que a sua agricultura tenha um bom rendimento economico.