quinta-feira, fevereiro 21, 2008

No próximo fim-de-semana, o Faial recebe a XVIII Exposição Regional da Anona.

Festa popular no Faial com muita animação.
Quem visitar o Faial no próximo fim-de-semana poderá apreciar, ao som de muita oferta musical, o fruto que a Madeira mais exporta para fora de Portugal: a anona. Apesar da produção deste ano não ser do agrado dos produtores, a festa promete muito, tal como aconteceu em anos anteriores.
Uma vez mais com forte cariz popular (pois é daí que partem as suas raízes), a festa que celebra a anona tem como cabeça de cartaz o cantor romântico Toy, 'dono' de grandes sucessos musicais como 'Estupidamente apaixonado', 'Chama o António' ou, então, 'És tão sensual'. De resto, variedade musical é coisa que não faltará nesta festa.
Para além de Toy, os visitantes poderão contar, por exemplo, com a animação do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, dos Galáxia ou Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula (ver quadro). A organização da festa está a cargo da Casa do Povo e da Junta de Freguesia do Faial e conta com os apoios da Secretaria Regional do Recursos Naturais e da Câmara Municipal de Santana.
O presidente da Casa do Povo do Faial, Raul Duarte, adianta que organiza a festa há vários anos, "sempre com muita dedicação". No ano passado a festa contou com mais de mil expositores. "Foi uma das maiores de sempre. Tivemos cá mais de cinco mil pessoas". Raul Duarte explica que programa deste evento foi elaborado de forma a que a animação musical possa ser do interesse de todas as faixas etárias. "Há muita animação variada durante estes dois dias. Penso que há música para todas as pessoas".
O presidente da Casa do Povo assume sem rodeios que esta é uma festa de cariz popular e que, desse modo, a música também tem de ser.
"Todos os anos trazemos um cantor nacional para animar esta festa. Já tivemos cá a Águeda, a Micaela e a Romana. Este ano apostamos no Toy, pois é muito conhecido na região". Esta é, também, uma festa para os produtores.
Uma festa para mostrar e celebrar a anona faz todo o sentido para quem vive da venda deste fruto, até porque a anona da Madeira tem denominação protegida.
Gabriel Teixeira é um dos produtores mais antigos da região e foi dos primeiros a ter a ideia de avançar com a festa da anona. A razão é tão simples quanto óbvia. "Há uma festa do pêro e outras festas temáticas na região, mas não havia nenhuma da anona. Por isso, juntámos uns quantos produtores e avançámos com a ideia". É um dos que expõem anona na festa em que esta é rainha. Garante que a exposição está cada vez melhor. "As pessoas já conhecem a festa. Por isso vêm de todo o lado da ilha". A procura tem sido tanta, que já se verifica alguma dificuldade em estacionar. "O ano passado já não havia lugar para estacionar. As pessoas têm de deixar o carro na ponte velha, lá em baixo". Ainda assim, garante que a caminhada vale a pena.
António Mendonça Diogo é outro produtor que entendeu que uma festa iria ajudar a valorizar este fruto. A aposta musical que esta festa tem vindo a registar é uma mais-valia para os produtores. "Assim, as pessoas não vão só para ver as anonas, podem ouvir alguma música". Este produtor também vai expor licor de anona. "O licor já está pronto, o único problema é o custo do álcool. Um litro é mais de 30 euros". Ainda assim, e feitas as contas, garante que vale a pena participar.
Quem vê este dia com bons olhos este fim-de-semana é Martinho Rodrigues, proprietário de um bar junto à igreja. "É um dos meus melhores dias de negócio". Quase sempre fechado durante a semana, por falta de clientes, Martinho Rodrigues fica empolgado quando tem uma festa rija à porta de casa. "Esta é a festa que traz mais gente ao Faial". Quanto à animação cultural, sublinha que o Toy não é o seu artista preferido, mas ainda assim julga que o Faial vai encher para esta actuação. "O Toy tem muitas músicas conhecidas que as pessoas sabem cantar. Vai ser um fim-de-semana rijo". VÁrios sucessos musicaisToy começou a carreira bem cedo, logo aos 5 anos, em Setúbal. Após terminar os estudos, emigrou para a Alemanha e juntou-se aos 'Prestige'. Regressado a Portugal, editou, em 1984, o tema 'Dias de paz', seguido de 'Depois de ti'. Em 1988, adopta o nome artístico de Toy, tendo lançado o tema 'Mulher latina'. Em 1991, lançou o tema 'E até quando', pela editora Valentim de Carvalho, com a qual assinou um contrato de 5 anos. Mais tarde, lançou o conhecido tema 'Chama o António'. Em 1997, lança 'Aguenta-te com esta' e, em 2002, 'És tão sensual'. Há seis anos que Toy não lança um álbum.

Sem comentários: