sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Programa da XVIII Edição da Exposição Regional da Anona - Faial

XVIII Exposição Regional da Anona 23 e 24 de Fevereiro de 2008 Sábado, 23 de Fevereiro de 2008 16H00 – Palestra moderada pelo Ex.mo Sr. Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural - Ajudas ao Rendimento - Pragas e Doenças da Anoneira e seu Controlo § Eng. Joaquim Leça (dsDR) - Comercialização da Anona § Eng. Paulo Santos (DSMSA) 17H00 – Abertura Oficial - Banda Filarmónica do Faial 19H00 – Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz 19H30 – Grupo de Danças “Jovidancer’s” da Casa do Povo de Santa Cruz 20H00 – Conjunto Musical Galáxia 24H00 – Encerramento Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 09H00 – Música Ambiente 10H30 – Banda Filarmónica do Faial 10H45 – Recepção às Entidades Oficiais 11H00 – Missa 12H00 – Intervenção de Sua Ex.cia, o Senhor Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais - Visita aos Pavilhões Expositores - Banda Filarmónica do Faial 13H30 – Tuna da Casa do Povo do Faial 14H15 – Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Serra de Água 15H15 – Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula 16H00 – Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula 16H45 – Grupo de Animação “Nova Geração” da Associação Desportiva e Cultural do Faial 17H30 – Entrega de Prémios aos Agricultores 18H30 – Conjunto Musical Galáxia 19H00 – Artista Convidado - TOY 20H30 – Conjunto Musical Galáxia Organização: Casa do Povo do Faial/Comissão de Agricultores Apoios: Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais Câmara Municipal de Santana Junta de Freguesia do Faial Paróquia do Faial Agripérola Banif Antena 1 XVIII Exposição Regional da Anona

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

No próximo fim-de-semana, o Faial recebe a XVIII Exposição Regional da Anona.

Festa popular no Faial com muita animação.
Quem visitar o Faial no próximo fim-de-semana poderá apreciar, ao som de muita oferta musical, o fruto que a Madeira mais exporta para fora de Portugal: a anona. Apesar da produção deste ano não ser do agrado dos produtores, a festa promete muito, tal como aconteceu em anos anteriores.
Uma vez mais com forte cariz popular (pois é daí que partem as suas raízes), a festa que celebra a anona tem como cabeça de cartaz o cantor romântico Toy, 'dono' de grandes sucessos musicais como 'Estupidamente apaixonado', 'Chama o António' ou, então, 'És tão sensual'. De resto, variedade musical é coisa que não faltará nesta festa.
Para além de Toy, os visitantes poderão contar, por exemplo, com a animação do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, dos Galáxia ou Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula (ver quadro). A organização da festa está a cargo da Casa do Povo e da Junta de Freguesia do Faial e conta com os apoios da Secretaria Regional do Recursos Naturais e da Câmara Municipal de Santana.
O presidente da Casa do Povo do Faial, Raul Duarte, adianta que organiza a festa há vários anos, "sempre com muita dedicação". No ano passado a festa contou com mais de mil expositores. "Foi uma das maiores de sempre. Tivemos cá mais de cinco mil pessoas". Raul Duarte explica que programa deste evento foi elaborado de forma a que a animação musical possa ser do interesse de todas as faixas etárias. "Há muita animação variada durante estes dois dias. Penso que há música para todas as pessoas".
O presidente da Casa do Povo assume sem rodeios que esta é uma festa de cariz popular e que, desse modo, a música também tem de ser.
"Todos os anos trazemos um cantor nacional para animar esta festa. Já tivemos cá a Águeda, a Micaela e a Romana. Este ano apostamos no Toy, pois é muito conhecido na região". Esta é, também, uma festa para os produtores.
Uma festa para mostrar e celebrar a anona faz todo o sentido para quem vive da venda deste fruto, até porque a anona da Madeira tem denominação protegida.
Gabriel Teixeira é um dos produtores mais antigos da região e foi dos primeiros a ter a ideia de avançar com a festa da anona. A razão é tão simples quanto óbvia. "Há uma festa do pêro e outras festas temáticas na região, mas não havia nenhuma da anona. Por isso, juntámos uns quantos produtores e avançámos com a ideia". É um dos que expõem anona na festa em que esta é rainha. Garante que a exposição está cada vez melhor. "As pessoas já conhecem a festa. Por isso vêm de todo o lado da ilha". A procura tem sido tanta, que já se verifica alguma dificuldade em estacionar. "O ano passado já não havia lugar para estacionar. As pessoas têm de deixar o carro na ponte velha, lá em baixo". Ainda assim, garante que a caminhada vale a pena.
António Mendonça Diogo é outro produtor que entendeu que uma festa iria ajudar a valorizar este fruto. A aposta musical que esta festa tem vindo a registar é uma mais-valia para os produtores. "Assim, as pessoas não vão só para ver as anonas, podem ouvir alguma música". Este produtor também vai expor licor de anona. "O licor já está pronto, o único problema é o custo do álcool. Um litro é mais de 30 euros". Ainda assim, e feitas as contas, garante que vale a pena participar.
Quem vê este dia com bons olhos este fim-de-semana é Martinho Rodrigues, proprietário de um bar junto à igreja. "É um dos meus melhores dias de negócio". Quase sempre fechado durante a semana, por falta de clientes, Martinho Rodrigues fica empolgado quando tem uma festa rija à porta de casa. "Esta é a festa que traz mais gente ao Faial". Quanto à animação cultural, sublinha que o Toy não é o seu artista preferido, mas ainda assim julga que o Faial vai encher para esta actuação. "O Toy tem muitas músicas conhecidas que as pessoas sabem cantar. Vai ser um fim-de-semana rijo". VÁrios sucessos musicaisToy começou a carreira bem cedo, logo aos 5 anos, em Setúbal. Após terminar os estudos, emigrou para a Alemanha e juntou-se aos 'Prestige'. Regressado a Portugal, editou, em 1984, o tema 'Dias de paz', seguido de 'Depois de ti'. Em 1988, adopta o nome artístico de Toy, tendo lançado o tema 'Mulher latina'. Em 1991, lançou o tema 'E até quando', pela editora Valentim de Carvalho, com a qual assinou um contrato de 5 anos. Mais tarde, lançou o conhecido tema 'Chama o António'. Em 1997, lança 'Aguenta-te com esta' e, em 2002, 'És tão sensual'. Há seis anos que Toy não lança um álbum.

Toy actua domingo na Festa da Anona, no centro da freguesia do Faial.

A 18.ª edição da Exposição Regional da Anona decorre durante este fim-de-semana na freguesia do Faial com diversos motivos de interesse e muita animação musical com destaque para a actuação do cantor Toy na tarde deste domingo. Esta exposição inicia-se sábado, pelas 16h00, com uma palestra destinada aos agricultores, por parte do director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Na abertura oficial deste certame estarão diversas personalidades ligadas à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais que serão recebidos pela Banda Filarmónica do Faial. O final do dia será preenchido com a actuação de diversos grupos musicais, entre os quais o conjunto musical Galáxia. No domingo, haverá as intervenções políticas, nomeadamente do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, seguindo-se a visita aos “stands” expositores. Durante todo o dia haverá animação musical havendo, no final da tarde, a entrega de prémios aos agricultores. Às 19h00 acontecerá um dos grandes momentos deste certame, a actuação do cantor Toy. Durante a noite a animação musical continua com a actuação do conjunto de ritmos modernos. Esta exposição tem tido ao longo dos anos um número cada vez maior de expositores. Para este ano não haverá grandes alterações. Para além do fruto tropical, há “stands” com apoio técnico comercial, dos serviços de Desenvolvimento Rural, bem como outros destinados à comercialização de derivados da anona. Resta referir que este certame é organizado pela Casa do Povo do Faial e pela Comissão de Agricultores e tem como apoios os da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia do Faial, paróquia do Faial entre outras entidades.

domingo, fevereiro 17, 2008

FAIAL COM MUITOS PARA VER 4X4 + TOYOTA MADEIRA

Campeonato Regional Trial 4x4+ arrancou esta tarde no Vale da Ribeira do Faial, com muita espectadores e muito desportivismo.
A modalidade obriga a uma perfeita sintonia entre piloto, co-piloto e viatura, requerendo ainda grande perícia na transposição dos muitos obstáculos encontrados ao longo do circuito. Daí resulta uma grande empatia com o público que, gradualmente se vem rendendo às provas de Todo-o-Terreno, ocorrendo em grande número aos lugares da competição. De resto, o facto desta vertente da modalidade decorrer em ritmos extremamente lento, com sucessivas manobras acrobáticas, permite um acompanhamento mais minucioso por parte os assistentes, quase se estabelecendo uma saudável interactividade entre todos os intervenientes.
A organização esteve a cargo do Clube do Estreito que estabeleceu ainda parcerias com a Junta de Freguesia do Faial, Casa do Povo do Faial e o Munícipio de Santana.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Casa do Povo do Faial apoia o Campeonato Trial 4x4+ Toyota Madeira 2008.

Trial dos Campeões abre a temporada.É já no próximo domingo que se inicia a temporada do Todo-o-Terreno madeirense. Para a abertura do Campeonato Trial 4x4+ Toyota Madeira 2008, a organização agendou o Trial dos Campeões, a ter lugar na pista do Vale do Faial. A competição será composta de duas mangas, com partidas às 15h00 e 16h30, respectivamente.Estão de regresso as emoções do Todo-o-Terreno. É já no próximo domingo que se inicia mais uma temporada do Campeonato Trial 4x4+ Toyota Madeira 2008, com o Faial a receber o Trial dos Campeões, uma prova da responsabilidade do Grupo Desportivo do Estreito, com o apoio da Camara Municipal de Santana, da Junta de freguesia do Faial, da Casa do povo do Faial e do Jornal da Madeira.A prova terá lugar na pista de obstáculos do Vale do Faial, um espaço de fácil acesso aos amantes da modalidade, pelo que estão reunidas todas as condições para um início de campeonato deveras prometedor, quer para os praticantes, quer para o público. De resto, a organização, à semelhança do que vem sucedendo nas provas de Todo-o-Terreno madeirense, prevê uma grande afluência de pessoas ao Faial, garantindo que a segurança está assegurada e perspectivando um grande espectáculo.Esta primeira competição será composta por duas mangas, com partidas agendadas para as 15h00 e 16h30, respectivamente, estando a cerimónia de entrega de prémios aprazada para as 19h00.Neste arranque de temporada, estão já garantidas mais alguns aderentes à modalidade, com três estreias em perspectiva: A equipa Ramos e Fernandes [José Ramos e José Fernandes] com um Suzuky Samurai, e ainda duas equipas com Toyota Bj40, a FDF Sousa [Fábio Sousa e Luís Ferreira] e o Team danger [Carlos Gomes e Manuel Gomes].Estas estreias constituem o reflexo, fiel, da notoriedade que as provas do Trial 4x4+ já alcançaram, ou não fosse esta uma modalidade em que a adrenalina e a perícia dos participantes estejam sempre presentes.As provas de Trial 4x4+ resultam em muito espectáculo e adrenalina, graças aos espaços envolventes e às técnicas que os participantes têm de efectuar para conseguirem ultrapassar os obstáculos. Esta prova é pautada por várias estreias, o que demonstra a notoriedade e o reconhecimento que a modalidade tem vindo a obter ao longo dos últimos anos.Em termos técnicos, temos que o Trial 4x4+ obriga a algumas manobras algo acrobáticas, pautado, por isso, por andamentos lentos e requerendo uma constante e boa coordenação entre máquina, piloto e co-piloto. Da junção do desempenho destas três componentes, saem então os melhores resultados e, consequentes, vencedores.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Festa da Anona 2008 com cartaz musical variado.

Os expositores e visitantes da XVIII Exposição Regional da Anona a realizar-se a 23 e 24 de Fevereiro vão poder contar no segundo dia deste certame com animação musical do cantor popular Toy.A organização desta exposição está a cargo da Casa do Povo do Faial e da Comissão de Agricultores, mas conta com o apoio da secretaria regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia do Faial entre outros.O presidente da Casa do Povo do Faial, Raul Duarte, explicou que a escolha do cantor de vários sucessos musicais onde se destacam 'Estupidamente apaixonado' e 'És tão sensual', esteve relacionada com vários factores. "Contactámos vários artistas nacionais e o Toy é o que mais se enquadra na filosofia estabelecida, tanto pela disponibilidade financeira, bem como pelo facto de já ter alcançado vários êxitos conhecidos por muita gente". Muita variedade musicalO programa, repleto de animação musical - especialmente no domingo - é também muito diversificado.Raul Duarte explicou que este foi definido de modo a chegar aos mais variados gostos musicais e faixas etárias."Temos de tudo um pouco, desde música filarmónica, ao folclore, passando pelas tunas e ainda os Galáxia que tocam de tudo um pouco", disse.O responsável por esta exposição afirma que há também uma aposta muito grande na 'prata da casa'."Temos actuações da Banda Filarmónica do Faial e da Tuna da Casa do Povo do Faial, porque é necessário promover o que se faz de bom nesta freguesia", rematou.A restante animação musical ficará a cargo de grupos originários de fora do concelho de Santana.Cultura e animaçãoRaul Duarte adianta que "esta é a maior festa do Faial". E explicou porquê. "Nos certames anteriores tivemos milhares de pessoas nos dois dias. São mais de mil expositores e se cada um trouxer duas ou três pessoas da família teremos mais de quatro mil pessoas", justificou. Para o sucesso, a 'festa da anona' conta com um aliado de peso: o bom tempo. "Nos últimos anos temos contado com bom tempo o que ajuda as pessoas a permanecerem mais um pouco na festa". Além disso, esta exposição ajuda a promover a freguesia do Faial que, muitas vezes, apenas é um lugar de passagem para madeirenses e turistas."No fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro as pessoas podem passar por cá, provar o licor de anona e outros derivados, podem visitar o Kartódromo ou passear pela zona balnear" disse Raul Duarte que entende que este certame é também uma forma de "proporcionar mais cultura a todos os residentes e visitantes".

Toy é a atracção da Festa da Anona 2008

Segundo Raul Duarte, Presidente da Casa do Povo do Faial, Toy é a atracção musical da edição deste ano da Festa da Anona. O artista português actuará no segundo dia deste certame que se realiza há 18 anos na freguesia do Faial, concelho de Santana. A 18.ª edição da Festa da Anona vai realizar-se nos dias 23 e 24 de Fevereiro, na freguesia do Faial. Este ano, a grande atracção musical é o artista e produtor português Toy que actuará no domingo, dia 24, às 19 horas. Para além deste, vários grupos vão subir ao palco deste certame que anualmente se realiza no centro daquela freguesia nortenha. No primeiro dia a animação começa às 19h00, com a actuação da Banda Filarmónica do Faial, do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, do Grupo de Danças “Jovidancer’s” da Casa do Povo de Santa Cruz e do conjunto musical Galáxia. No domingo, e para além das intervenções políticas (a cargo do Secretario Regional do Ambiente e Recursos Naturais) a festa far-se-á neste dia a partir das 10h30, com as actuações da Banda Filarmónica do Faial; da Tuna da Casa do Povo do Faial; do Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Serra de Água, da Tuna Amadis da Casa do Povo de Gaula; Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula; Grupo de Animação “Nova Geração” da Associação Desportiva e Cultural do Faial e conjunto musical Galáxia.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Agricultores podem fazer as suas inscrições de 4 a 19 de Fevereiro.

Exposição da anona cativa produtores de anona e madeirenses para o grande certame que vai ser a Mostra Regional da Anona 2008. A Exposição Regional da Anona, que decorrerá no fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro, tem tido ao longo dos anos um número cada vez maior de expositores. Este ano não haverá grandes alterações no número de agricultores presentes. Para além da anona, existirão “stands” com apoio técnico e comercial, dos serviços de Desenvolvimento Rural, bem como outros destinados à comercialização de derivados da anona. A décima oitava edição da Exposição Regional da Anona decorrerá no fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro, seguindo os mesmos moldes dos anos anteriores. Os agricultores já podem fazer as suas inscrições para o certame até ao próximo dia 19 de Fevereiro nos locais habituais.Segundo o presidente da Casa do Povo do Faial este evento não apresenta novidades sendo que a abertura oficial decorrerá no sábado e contará com personalidades ligadas à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e outras que serão recebidas pela Banda Filarmónica do Faial. Neste mesmo dia haverá uma palestra destinada aos agricultores, onde serão abordados diversos temas ligados a cultura da anona assim como outros assuntos relacionados com a mesma. No final da tarde e início da noite a animação musical estará presente com a actuação de vários grupos e pela noite dentro actuará um conjunto de ritmos modernos.Para o domingo, dia propriamente dito da exposição, haverá a intervenção das entidades, seguindo-se a visita aos stands expositores. Durante a tarde haverá animação musical com actuações de diversos grupos e no final da tarde actuará um artista nacional, que será um dos grandes momentos deste certame. Durante a noite a animação musical continua com a actuação do conjunto de ritmos modernos.Esta exposição tem tido ao longo dos anos um número cada vez maior de expositores, por isso, para este ano, não haverá grandes alterações no número de agricultores presentes. Para além do fruto tropical (anona), haverá “stands” com apoio técnico e comercial, dos serviços de Desenvolvimento Rural, bem como outros destinados à comercialização de derivados da anona (pudins licores, bolos, etc.).Refira-se que este certame é organizado pela Casa do Povo do Faial e pela Comissão de Agricultores e tem como principais apoios da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Santana e Junta de Freguesia do Faial entre outros.